Sobre o que fazemos numa aula de yoga

O significa o gesto das mãos? E as palavras em sânscrito cantadas?

4/30/20251 min read

Durante uma aula de yoga, estruturada conforme os passos propostos pelos Yoga Sutras de Pantãnjali, executamos muito mais que posturas e respirações.

Começamos sentadas, de pernas cruzadas e as mãos em um gesto, ou MUDRA: "combinação de movimentos que alteram o estado, atitude e percepção mental, aprofundando a consciência e a concentração."(Sw. Satyananda Saraswati, no livro Asana Pranayama Mudra Bandha)

Os Mudras ajudam o praticante a acessar e influenciar os reflexos inconscientes, os padrões primários e hábitos instintivos que têm sua origem nas áreas primitivas do sistema nervoso central. O objetivo é transportar o praticante para além desses padrões, estabelecendo uma conexão mais refinada.

Os MANTRAS também compõem as aulas, e são vibrações sonoras que purificam os pensamentos e leva o praticante à contemplação e ao entendimento.

O mantra OM é o som primordial, a semente que dá sentido a todos os outros mantras.

O mantra traz felicidade e bem- estar, isso porque "quando o ar flui pelo nariz, a vibração do som se expande para o crânio, estimulando a glândula pineal que se relaciona com os chakras e estimula a secreção de endorfina e serotonina" (Pedro Kupfer, no artigo https://www.yoga.pro.br/como-fazer-o-mantra-om/)

OM SHANTI, SHANTI, SHANTIH é sempre cantado no fim das aulas. Shanti significa PAZ. Porém, mais que se prender ao significado do mantra, é interessante vivenciar e sentir seus efeitos internamente. A vivência é o princípio do conhecimento.

As PAUSAS que fazemos entre as execuções dos asanas e outras técnicas são necessárias para o praticante perceber os efeitos físicos, da mente, das sensações. Deixar o corpo absorver os benefícios, o cérebro processar e reforçar as sinapses estabelecendo o aprendizado é essencial e respeita o ritmo natural da vida, que resulta em saúde.

Uma aula de yoga é repleta de sentido. Se você se entrega, vivencia com o coração puro e receptivo, sentirá a sua evolução acontecer.

Hari om tat sat.